domingo, 30 de agosto de 2015

Corpo de jovem é encontrado em estrada na Zona Rural de Monteiro

Nessa sexta-feira (28) o corpo de um jovem identificado como Denizar Gaspar da Silva, 28 anos, residente no município de Camalaú, foi encontrado nas proximidades do assentamento Xique-Xique, próximo ao sítio Pitombeira.

O jovem residia à Rua Napoleão Ferreira Gomes, 417, em Camalaú, o corpo foi levado ao IML para o exame necroscópico para identificar a causa da morte.


JRINDEPENDENTE

Homem tenta furtar moto de empresário serra-branquense e é preso


Neste sábado (29), populares notaram que um homem estava tentando furtar a motocicleta do empresário revendedor de bebidas mais conhecido como Pinho e começaram a repreendê-lo, avisando que chamaria a policia.
O acusado de nome José Carlos Mota Lourenço, atualmente residente em Camalaú, tentava ligar a moto quando não conseguindo se evadiu do local e foi localizado minutos depois pela polícia.
Ele foi levado para a Delegacia de Serra Branca e em seguida para o município de Sumé a fim de fazer exame de ofensa física. A polícia informou que ele estava sem documentos e, portanto, é difícil descobrir de imediato sua real naturalidade.
Populares informaram depois, através do rádio, que esse mesmo homem estava em atitude suspeita pelas ruas de Serra Branca, olhando para dentro das casas e provavelmente tentaria furtá-las caso não tivesse sido detido pela polícia.
De Olho no Cariri

No Cariri: Pai sequestra filhos por não aceitar separação, mas acaba sendo preso

A comunidade da Laginha no município do Congo, viveu momentos de tensão na manhã deste sábado (29),quando o agricultor Cícero de Sousa Silva, de 42 anos, sequestrou dois dos seus sete filhos um de 8 anos Emanuel e Fernanda de 15, depois que a sua mulher Lucivânia Maria de 33 anos levaria seus filhos hoje para a cidade Brejo da Madre de Deus –Pe após o casal ter se separado há alguns dias.

Cícero não aceitou a separação e o tempo todo ameaça Lucivânia e os filhos. Antes que a ex mulher organizasse tudo para ir morar com a família na casa que ela alugou na cidade pernambucana, ele pegou os dois filhos menores e saiu a pé .Cícero atravessou o açude Cordeiro de canoa e foi em direção ao Congo. A Polícia Militar do Congo após receber a denúncia do sequestro mobilizou os Polícias de Camalaú e Caraúbas. Além disso, muitos populares começaram a procurar Cícero e as crianças dentro do mato.

Havia informações iniciais que Cícero estaria armado e a Polícia pedia cautela nas abordagens por populares se encontrasse o pai e os filhos.

Foi quando por volta das 13 horas o sequestro acabou, Cícero foi preso já perto da fazenda do Prefeito da cidade do Congo, com as crianças assustadas e com fome ele foi preso e levado para a cidade de Serra Branca onde acontece o plantão deste final de semana.

Participaram da ação policial o Tenente Ramos,o cabo Rufino,os sargentos Macena e Olívio e os sds Wodson,Lesper,Júlio César,Silva, e Nascimento.


jacquelline oliveira

sábado, 29 de agosto de 2015

Ministério da Saúde lança versão digital do Cartão SUS

O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android. A previsão é que, em novembro, ele também esteja disponível na Apple Store

Foto: Reprodução/ Google Pay


O Ministério da Saúde lançou, nesta semana, aplicativo com a versão digital do Cartão SUS, que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde. O Cartão SUS digital permite o cadastramento de alergias, telefones de emergência, calcula massa corpórea e facilita o acompanhamento da pressão e da glicemia por meio de gráficos.


O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android. A previsão é que, em novembro, ele também esteja disponível na Apple Store.  A ideia é futuramente ampliar os serviços da ferramenta, de modo que o cartão indique, por exemplo, o serviço de saúde mais próximo e permita compartilhar informações entre pacientes e médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, mostrou que 68,4 milhões de pessoas usam internet pelo celular no Brasil. O objetivo é que essas pessoas também possam utilizar o aplicativo. Em 2014, o ministério destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão.

A proposta do Cartão SUS é possibilitar a identificação única dos usuários do sistema em uma espécie de prontuário eletrônico que reúna todas as passagens do paciente pela rede pública de saúde. 

O ministério destacou que as unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população, independentemente da apresentação do cartão. Se o paciente não tiver um número de Cartão SUS, o registro pode ser feito no momento do atendimento.

Camalauense sofre acidente na PB 196.

Foi registrado no inicio da noite desta sexta feira (28), mais um acidente motociclístico envolvendo mais um morador da idade de Camalaú-PB, o fato aconteceu no trevo da rodovia estadual PB 196 que liga os municípios de Camalaú, Congo e Sumé todos na região do cariri Paraibano.

A Vitima desta vez foi o senhor conhecido pelo o apelido de (Zé do Beco), segundo informações ele estava sozinho conduzindo uma motocicleta broz de cor vermelha ano 2011 vindo sentido Congo a Camalaú quando acabou perdendo o controle da mesma vindo a cair logo em seguida.

Momentos depois uma ambulância da cidade do Congo foi acionada até o local do fato onde foram realizados os primeiros socorros e sendo encaminhado para uma unidade hospitalar naquela cidade logo após ele foi transferido para o Hospital Municipal na cidade de Sumé, horas depois foi transferido mais uma vez para o Hospital do trauma em Campina Grande onde deve passar por uma cirurgia na parte do nariz.

Só no período de 31 dias 3 filhos de Camalaú acabaram perdendo a vida em acidentes motociclísticos. 

Funcionário Público morre em acidente na zona rural de Monteiro

Um funcionário público da prefeitura municipal de Monteiro morreu na noite desta sexta (28), em um acidente na Zona Rural de Monteiro. 

De acordo com informações, o funcionário publico Ailton Alves, sofreu um acidente no sitio Mocó zona rural de Monteiro. 

Segundo relatos, o funcionário público, pilotava uma motocicleta e foi encontrado desacordado, mas não se sabe as causas do acidente.

O funcionário foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e veio a óbito.

Ailton Alves trabalhava na secretaria de Agricultura do município de Monteiro e exercia função de operador de maquinas pesadas.


OPIPOCO

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bando explode agência do Bradesco e arromba Correios na cidade do Congo





Uma quadrilha com aproximadamente 10 homens atacaram e aterrorizaram a cidade do Congo, no Cariri da Paraíba, na madrugada desta sexta-feira (28). Por volta das 3h20, eles chegaram em um CARRO do tipo Eco Sport preta e atirando para todos os lados para intimidar a população explodiram a agência do Bradesco e em seguida arrombaram a porta da agência dos Correios.

Segundo informações de populares, eles estavam fortemente armados, inclusive com armas longas. Após o ataque às instituições financeiras, eles espalharam grampos pelas ruas da cidade, que tinha naquele momento apenas dois policiais de plantão. Policiais de Camalaú e Sumé vieram rapidamente dar cobertura, mas tiveram os pneus das viaturas estourados ao chegarem à cidade.

Os bandidos fugiram, mas ninguém até o momento sabe precisar para qual direção. Eles podem ter tomado rumo para o município de Caraúbas, no Cariri da Paraíba, ou para Jataúba – PE.


Também não se sabe quanto em dinheiro eles conseguiram levar durante a ação.

De Olho no Cariri

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Acusados de assassinar vereador Serra Branquense são condenados a mais de 20 anos de Prisão

Os advogados de defesa trabalharam com a tese de que o Leandro Teixeira, que estava sendo acusado de ser o mandante do crime, não teria envolvimento e que só teria dado uma carona ao assassino confesso. O réu, Marcelo Ferreira da Silva no seu depoimento confessou ter cometido o crime, que teria sido motivado pelo término de uma relação amorosa com o ex-vereador, que não teria aceitado o fim do relacionamento. Essa Tese foi descartada pelo júri.

O acusado de ser o autor intelectual do crime, José Sandro, entrou com um recurso no Tribunal de Justiça da Paraíba e deverá ser julgado posteriormente.

Após a condenação, os acusados foram encaminhados ao presídio o Serrotão em Campina Grande.

Bandidos assaltam agência dos Correios no Cariri na manhã de hoje

Bandidos invadiram e assaltaram a agência dos Correios na cidade de Cubati, no Cariri da Paraíba. A ação dos assaltantes aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (27). Ninguém ficou ferido na ação.
Três homens chegaram armados ao local, sendo que dois deles entraram na agência e renderam um guarda e os atendentes e levaram certa quantia em dinheiro enquanto o outro ficou aguardando do lado de fora. Eles teriam fugido em uma moto e outro veículo ainda não identificado.
A quantia levada pelos assaltantes ainda não foi divulgada. A polícia continua em perseguição aos assaltantes, mas nenhum suspeito ainda foi pego.

Mais uma loja Moveletro é arrombada no Cariri Paraibano.

Na madrugada de ontem para hoje (28) por volta de 01:30 hs, a viatura 5848 comandada pelo o Sargento Cleudo recebeu uma denúncia de que uma loja Moveletro bastante conhecida pela a sua rede de lojas na região do cariri Paraibano tinha sido arrombada e roubada no distrito do Pindurão no município de Camalaú.

A Guarnição se deslocou para o referido local com o apoio da viatura 5664 comandada pelo o sargento Afonso, os mesmos constataram a veracidade do fato perceberam que foram levados (TVS, APARELHOS DE SOM, FOGÕES,TAQUINHOS ENTRE OUTROS).

Informações dão conta que os elementos estariam em uma caminhoneta S10 de cor branca cabine simples.

 Os policias ainda fizeram diligências até a cidade de Jataúba já no estado de Pernambuco mais não obterão exito na captura dos acusados.

Por várias vezes este ano esta rede de lojas foi alvo de arrombamentos na região do cariri.    


Caixa eletrônico é explodido em posto de atendimento no Agreste da Paraíba

Um caixa eletrônico de um posto de atendimento bancário foi explodido na madrugada desta quinta-feira (27) na cidade de Serra Redonda, no Agreste paraibano. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), homens em dois carros e duas motocicletas arrombaram o local e detonaram o caixa. A primeira informação é que o caixa não tinha dinheiro.


A explosão foi registrada por volta das 3h. Testemunhas informaram à PM que o grupo usou uma corda presa em um dos veículos e quebrou uma grade que protegia o local. Em seguida instalaram os explosivos. Parte do teto do posto de atendimento ficou comprometido.
 Polícia Militar recebeu a informação de moradores que o caixa o eletrônico estava desabastecido desde a tarde da quarta-feira (26). Logo após explodirem o local, os homens atiraram várias vezes para cima, segundo a polícia. Eles fugiram em direção a cidade Campina Grande.

 Em uma comunidade conhecida como Gameleira, na Zona Rural de Serra Redonda, a polícia encontrou vários grampos na estrada para dificultar o trabalho da PM. Um carro foi encontrado abandonado e a polícia suspeita que tenha sido usado na ação. Policiais realizaram buscas na região, mas até as 7h desta quinta-feira ninguém foi preso.
Ocorrências contra bancos
Conforme levantamento feito pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, esta é a 96º ocorrência de violência contra bancos em 2015. Desse total, 51 foram explosões a caixas eletrônicos.

Fonte: G1 PB

Deputado denuncia atraso em obras da Transposição em Monteiro e Sertânia

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) fez uma visita às obras do eixo leste da transposição das águas do Rio São Francisco, nesta quarta-feira (26). O tucano visitou os municípios de Monteiro (PB), Sertânia (PE) e Custódia (PE), e constatou que as obras estão em ritmo lento e com cronograma em atraso. Além disso, não há nenhuma preparação para receber as águas. O rio Paraíba, por exemplo, continua recebendo esgotos.
“Como estávamos sem atividade na Assembleia Legislativa, resolvi verificar o andamento das obras para ter argumentos na hora que o Governo Federal vier apresentar datas de entregas da obra. Digo com tristeza que as promessas não serão cumpridas, pois as obras estão paradas. Temos a lamentar, pois essa água seria a nossa redenção”, disse.
De acordo com Tovar, o Governo prometeu entregar as obras até o final de 2016, mas, pelo que verificou com o andamento dos serviços, os prazos, certamente, não devem cumpridos.
Ele falou ainda da situação do açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 cidades e que chegou a 6% volume total. “O fato é preocupante, pois se o volume não aumentar só teremos água até este ano. Nada foi feito e agora estamos esperando um milagre para não sofrer com o desabastecimento total de toda essa região”, disse, acrescentando que a transposição poderia reverter este quadro.
Outro problema que chamou atenção do parlamentar foi a degradação do Rio Paraíba, que recebe esgotos sem nenhum tipo de tratamento de municípios do Cariri como Monteiro e São Domingos do Cariri. “Só tenho a lamentar que o Governo do Estado pouco fez para receber as águas do rio. Nada foi feito até agora e a água que chegar vai ser contaminada por esgoto”, apontou.
Obras – Orçada em R$ 8,2 bilhões, a obra da transposição deve beneficiar moradores de dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste abastecerá parte do Sertão e as regiões do Agreste de Pernambuco e da Paraíba. Entre 2011 e 2014, período do chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, essa parte do empreendimento recebeu investimentos de R$ 969 milhões e chegou a 67% de execução das obras.
A conclusão da transposição das águas do Rio São Francisco era originalmente esperada para 2010, ainda sob a gestão do ex-presidente Lula. O projeto vai beneficiar 12 milhões de pessoas que sofrem com a seca, em 400 municípios de quatro estados do Nordeste. O canal do Eixo Norte tem 402km e o do Leste, 220km. A última previsão do governo é que as obras seriam entregues em 2016.
Transposição – O projeto da transposição é antigo, foi concebido em 1985 pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, sendo, em 1999, transferido para o Ministério da Integração Nacional e acompanhado por vários ministérios desde então, assim como, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O corpo de água nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de passar por cinco Estados brasileiros em cerca de 2,7 mil km de extensão, deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.
MaisPB

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Adolescentes são detidos após arrombar igreja e roubar aparelhos eletrônicos na PB


Menores foram apreendidos em flagrante e confessaram a infração. Eles foram levados para a delegacia, na companhia de funcionários do Conselho Tutelar

Dois adolescentes de 17 e 14 anos foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (26) suspeitos de arrombar e roubar objetos eletrônicos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga (Sertão do estado, a 420 km de João Pessoa).

De acordo com informações repassadas pelo 13º Batalhão de Polícia Militar, os menores confessaram a infração. Eles foram detidos em flagrante, após quebrar uma das janelas da igreja e roubar uma caixa de som amplificada, um microfone e um aparelho de DVD.

Ainda conforme a Polícia Militar, os adolescentes foram levados para a delegacia de Polícia Civil da cidade. Funcionários do Conselho Tutelar acompanharam os suspeitos. 

Na Capital

Em João Pessoa, na noite dessa terça-feira (25), um homem de 26 anos foi preso suspeito de assaltar um empresário no Centro da cidade. O homem foi detido após perseguição policial que começou na área central da capital paraibana e só terminou no bairro São José. Ele foi levado para a 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú, onde foi autuado por roubo.


Bradesco indenizará vizinho que teve casa destruída por explosão no Cariri

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento, por unanimidade, à apelação cível interposta pelo Banco Bradesco contra Roosevelt Andrade Lima. Desta forma, foi mantida a sentença do Juízo da Comarca de Serra Branca/PB, que condenou o banco ao pagamento de indenização por dano moral e material, por conta da destruição de imóvel resultante de explosão de agência bancária.
O relator do processo (0000971-23.2013.815.0911) foi o desembargador José Aurélio da Cruz. A sessão de julgamento foi realizada nesta terça-feira (25).
Conforme os autos, Roosevelt Andrade Lima, alegou que, na condição de morador vizinho a agência do Bradesco, no centro da cidade de São José dos Cordeiros/PB, após uma explosão no banco, teve sua casa atingida, ocasionando, a destruição da parede de seu quarto, bem como parte do telhado.
Ele também informou que, no dia seguinte, foi assegurado pelo gerente da agência que o banco iria ressarci-lo pelos estragos, mas que isso não havia ocorrido.
Em sua defesa, o Bradesco arguiu a ilegitimidade passiva, porque entendeu que a conduta danosa adveio de terceira pessoa, que não a empresa, restando claro que todo o ocorrido se deu em razão de fato alheio à vontade das partes e que tampouco derivou da negligência, imprudência ou imperícia.
O desembargador José Aurélio, em seu voto, entendeu que a sentença do juízo do 1º Grau deve ser mantida, tendo em vista que “estando presentes os pressupostos legais da responsabilidade civil, quais sejam, o dano, a conduta dolosa ou culposa do agente e o nexo de causalidade entre a conduta e o dano sofrido pela vítima, o dever de indenizar se impõe”.
O magistrado manteve a condenação do banco na indenização por danos materiais no valor de R$ 8,2 mil, bem como o valor de R$ 10 mil, pelos danos morais.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ladrões roubam igreja em Monteiro




A onda de insegurança no Cariri tem assustado os moradores da cidade de Monteiro, Há exemplo no último sábado passaram momentos de pânico em um forró no sitio serrote, onde elementos armados chegaram atirando para cima e levando dinheiro e pertences das pessoas que estavam no local. 

Desta vez os bandidos roubaram um equipamento de som de uma igreja católica localizada no bairro do alto de São Vicente em Monteiro. De acordo com informações a igreja foi invadida pelo telhado. Do local foi levado um amplificador e um microfone. Suspeitasse que o roubo tenha acontecido no domingo, é só foi notado hoje quando pessoas que realizam a limpeza estiveram no local.

OPIPOCO
Imagens: Farra e Noticias

Operação prende pelo menos cinco suspeitos de roubo a banco na PB

Pelo menos cinco pessoas foram presas e um veículo foi apreendido, durante  as primeiras horas desta terça-feira (25), no Litoral Norte da Paraíba, na 'Operação Hemera' das Polícias Civil e Militar da Paraíba. De acordo com a polícia, a operação tem como objetivo reprimir roubos a bancos e estabelecimentos comerciais na região.

As prisões e a apreensão fazem parte do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Participam da ação policiais da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil e da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, ambas com sede na cidade de Mamanguape.
O resultado da operação vai ser divulgado às 9h na Central de Polícia de João Pessoa, bairro do Varadouro. Na ocasião, o delegado secccional Steferson Nogueira e o comandante da Companhia Independente, capitão Alberto Filho também devem apresentar duas prisões de suspeitos de assassinatos no Vale do Mamanguape. Um deles é suspeito de ser líder do tráfico na localidade.

Apostador da PB acerta as 5 dezenas e ganha quase R$ 5 milhões na Quina

Um apostador da Paraíba acertou as cinco dezenas sorteadas no Concurso 3866 da Quina e irá receber R$ 4.758.814,37. O sortudo é da cidade de Campina Grande e não teve identidade revelada. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (24), em Alto Rio Novo (ES).

Os números sorteados foram: 04, 08, 16, 43 e 80. Cento e seis pessoas acertaram quatro números e ganharão R$ 6.319,67. Com três dezenas corretas, 7738 apostadores receberão R$ 123,67. 

O próximo concurso da Quina ocorre nesta terça-feira (25) e tem estimativa de R$ 500 mil de premiação.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Protesto no Cariri Grupos queimam pneus e fecha BR-412

Pelo menos seis trechos de quatro rodovias federais estão sendo bloqueados por manifestantes desde o início da manhã desta segunda-feira (24), na Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios são realizados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que interditaram o primeiro trecho às 7h20, no Km 109 da rodovia federal BR-101, em Alhandra, no Litoral Norte da Paraíba. Em seguida, foi interditado o Km 38 da BR-230, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, nas proximidades da passarela de Tibiri.

Às 8h50, a PRF informou que outros dois bloqueios foram realizados, no Km 452 da BR-230, entre Sousa e Aparecida, no Sertão paraibano, e no Km 128 da BR-412, na cidade de Monteiro, no Cariri do estado. Por volta das 9h30, a PRF divulgou que o Km 70 da BR-361, em Olho d'Água, no Sertão paraibano, também está interditado pelos integrantes do MST.

Às 10h, houve mais um bloqueio. Desta vez, segundo a PRF, no Km 250 da BR 230, em em Juazeirinho, na Borborema do Estado. O trecho, assim como os outros, está totalmente interditado pelos manifestantes.

Segundo a PRF, às 8h45, o trânsito no locais bloqueados estava congestionado e os motoristas deveriam evitar trafegar pelos trechos ocupados. Em um dos trechos, a PRF disse ter informações de pneus queimados para evitar o tráfego de veículos.
PRF tenta desviar trânsito em trechos bloqueados
(Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)

Ainda de acordo com a PRF, o protesto de Alhandra começou quando um grupo de aproximadamente 100 pessoas interditou o trecho da rodovia que fica próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. No local, a PRF desviou o trânsito pela rodovia estadual PB-008.

Segundo Severino Correia, integrante da coordenação estadual do MST, agricultores de cinco acampamentos da cidade de Caaporã, estão participando do protesto em Alhandra, o que reúne mais manifestantes.

Conforme as informações de Serverino, umas das reivindicações do movimento é contra a reintegração de posse de uma área. “Estamos há 13 anos ocupando o acampamento Ouro Verde e agora a proprietária entrou com o pedido de reintegração de posse na Justiça”, explicou.

Os manifestantes informaram que também estão cobrando a liberação de terras, a vistoria em áreas que podem ser desapropriadas e reivindicam também o fim de despejo de famílias acampadas que, de acordo com a coordenação, tem ocorrido em todo o Estado.

A assessoria de imprensa da Superintendência Regional do Incra na Paraíba (Incra/PB) informou que o superintendente do órgão está reunido desde às 10h15 desta segunda-feira, com lideranças do MST no auditório do Incra/PB, que fica no Bairro dos Estados, em João Pessoa, para discutir as pautas dos manifestantes.


G1 PB