Choveu 156,1 mm nesta quarta-feira (05) na cidade de São José dos Cordeiros, no Cariri paraibano. Esse foi o maior índice pluviométrico registrado este mês na Paraíba. Em Coxixola, choveu 108 mm, e encheu grande parte das barragens da cidade.
Em São José dos Cordeiros, o resultado não é diferente de Coxixola, todas as barragens de pequeno porte encheram, e o maior reservatório do município, o açude Genival Aires de Queiroz, está com 90% de sua capacidade, faltando poucos centímetros para sangrar.
Segunda a AESA, choveu em São dos Cordeiros o esperado para todo o mês de fevereiro. Na terça-feira (3) já havia chovido 77,3 mm no município.
O Rio Taperoá que corta a cidade de São João do Cariri e desce para o açude de Boqueirão, amanheceu o dia com uma grande enchente. Já o Rio Paraíba, em Caraúbas, também amanheceu o dia com um grande volume de água, chegando a interrompe a passagem de veículos em algumas estradas.
No município de Taperoá também choveu bastante, e segundo internautas do Portal VITRINE DO CARIRIinformaram, no Sítio Salgado, algumas barragens de pequeno porte já atingiram o seu volume máximo e outras duas barragens foram arrombadas com a força da água.
O açude Cordeiro no Congo está recebendo muita água das chuvas caídas nas últimas 24hs, uma vez que choveu mais de 50 mm no município.
A barragem do Distrito de Santa Luzia do Cariri, em Serra Branca, que há anos não tomava água, encheu com apenas a chuva dessa quarta-feira. Os moradores do distrito comemoram e agradeceram á Deus pelas chuvas caídas.
O Rio Pilão, em Serra Branca, amanheceu com uma grande enchente. Segundo o internauta conhecido como Bolo de Goma, por volta das 22hs da quarta, a enchente no rio chegou a interromper a passagem de veículos na estrada.
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que as chuvas devem continuar nos próximos dias.
O portal VITRINE DO CARIRI mostra os índices pluviométricos em algumas cidades do Cariri, confira:
São José dos Cordeiros – 156, 1 mm
Coxixola – 108 mm
Congo – 50,7 mm
Monteiro (zona rural) – 40 mm
Camalaú – 23 mm
Serra Branca – 16 mm
Sumé – 18 mm
Zabelê – 12,7 mm
VITRINE DO CARIRI
Emerson Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário