quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Capotamento deixa um morto e dois feridos na BR-412.



Na madrugada desta quinta-feira (28) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente na rodovia BR-412 entre as cidades de Serra Branca e Sumé, no Cariri paraibano. Um carro com três pessoas capotou e saiu da pista, deixando uma pessoa morte e as outras duas feridas. 

A vítima fatal foi identificada como José Francisco de Sousa, 44 anos. Ele era padeiro e estava viajando de Monteiro, com destino a Serra Branca, onde morava. De acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta de 1h30, no quilômetro 83. O padeiro perdeu o controle do veículo Gol de placas KIA-8996, capotou e saiu da pista. 

Das outras duas vítimas, que estavam no carro, uma ficou gravemente ferida e precisou ser socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma Don Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande. Já a terceira vítima teve apenas ferimentos leve e está bem. 

FONTE: JORNAL DA PARAÍBA.

Monteiro está em 1º lugar entre as cidades mais violentas do Cariri.


José Maria Nóbrega Jr. 
 
ARTIGO: VIOLÊNCIA NO CARIRI PARAIBANO: DIAGNOSTICANDO O PERFIL DA VÍTIMA E TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA.
 
Cientista político, professor da UFCG/CDSA, coordenador do NEVU (Núcleo de Estudos da Violência da UFCG)
 
A violência vem grassando a vida de muitos cidadãos brasileiros. No último ano de registro, 2012, foram mais de cinquenta e cinco mil pessoas assassinadas no país, o que resultou numa taxa de homicídios superior a quase três vezes o tolerável, ou seja, 29 pessoas foram assassinadas no Brasil por cada grupo de cem mil habitantes para um nível de tolerância de 10 por cem mil. Uma verdadeira epidemia, segundo os dados do SIM/DATASUS (Sistema de Informação de Mortalidade do Sistema de dados do Sistema Único de Saúde), que computa todos os dados de causas mortis da CID, Classificação Internacional de Doenças. Os homicídios no Brasil matam mais que o vírus do ebola na África. Dentro deste contexto, o Nordeste é a região mais representativa. Com mais de vinte mil assassinatos registrados em 2012, possui uma taxa de 39 homicídios por cem mil habitantes, superando países que estão em guerra declarada. Neste diapasão, a Paraíba é representativa. Entre 2000 e 2012, a diferença percentual foi superior aos 200% e as taxas por cem mil saltaram em 171% no período. Em 2000, a taxa foi de 14,7 homicídios por cem mil habitantes paraibanos, chegando em 2012 ao número expressivo de 40/100 mil. Neste Estado nordestino o processo não se deu apenas nas maiores cidades. O interior viu um processo de crescimento da violência nunca visto antes. O Cariri, região do semiárido paraibano, sofreu impacto significativo. É nesta microrregião que concentro agora a minha análise.
 
Os dados que se seguem foram resgatados da pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) recém-finda, executada pela estudante do curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades, Campus de Campina Grande, Elizabeth Karla Guedes de Carvalho. Por mim orientada no âmbito do CDSA. O título da pesquisa “A VIOLÊNCIA NO CARIRI PARAIBANO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA CRIMINALIDADE HOMICIDA”.

Fazendo um levantamento dos dados de homicídios em doze cidades do Cariri paraibano, selecionadas aleatoriamente, em doze anos, municípíos como Sumé e Monteiro – que possuem as maiores populações da região - apresentaram níveis elevados de assassinatos. No somatório do período 2000 a 2012, Sumé teve 28 assassinatos perpetrados em seu território. Monteiro ficou em primeiro lugar com 43 assassinatos e São João do Tigre, apesar de uma população de pouco mais de quatro mil habitantes, teve 11 assassinatos em doze anos.
 
Os mais vitimados são jovens entre 15 e 30 anos, tendo, também, um quantitativo expressivo de pessoas adultas, com mais de trinta e menos de cinquenta anos, incluso nessa estatística da morte violenta.

Os dados mostram que a maioria dessas vítimas tem baixo nível de escolaridade, o que aponta para uma maior envergadura da variável educação como elemento de controle da violência. Analisando o perfil por esta variável, no período 2000 a 2012, destacando as cidades de Sumé, Monteiro e Livramento, percebemos a forte relação entre o nível de escolaridade e números absolutos de homicídios. Com exceção da cidade de Monteiro, cem por cento das vítimas de homicídio tiveram menos de 12 anos de escolaridade. Em Sumé, foram assassinadas 9 pessoas, e onde se teve registro, todas com menos de 12 anos de escolaridade. Em Livramento, a chance de pessoas com menos de 12 anos de escolaridade ser assassinada também é bem maior. Foram assassinadas 5 pessoas durante 12 anos. E não é diferente na cidade de Monteiro que teve 12 vitimas com escolaridade inferior aos 12 anos de escolaridade e apenas duas vitimas com escolaridade igual ou superior aos 12 anos. Podemos concluir que o nível de escolaridade influencia nos assassinatos, pois quanto menos anos de escolaridade maior as chances de ser vitima de homicídio.

Outro dado importante diz respeito à violência de gênero. A maior parte das vítimas é do sexo masculino, contudo, os homicídios praticados contra as pessoas do sexo feminino pode-se dizer que é alarmante. A média nacional de homicídios do sexo feminino é de 4 homicídios por cem mil habitantes. No Cariri este dado supera a média nacional. As mulheres estão sofrendo com a violência, a taxa em Serra Branca, por exemplo, foi de quase 15/100 mil, em 2012. Foi uma mulher assassinada numa cidade de pequeno porte. Uma morte violenta em cidade de pequeno porte eleva muito a taxa. Contudo, em Sumé tivemos um assassinato de uma jovem de forma covarde e desumana nos últimos dias, o que nos leva à reflexão desse fenômeno: o feminicídio. O controle desta variável é possível, sobretudo pelo tamanho do município e pela tarefa de conscientização que os prefeitos podem alavancar em termos de região.

A maior parte das vítimas é solteira e da cor da pele parda. Mas, o que podemos destacar é o nível de homicídios praticados por arma de fogo. A média nacional é de 70% das vítimas de homicídios. Contudo, a Paraíba apresenta nível maior de mortes por agressão praticadas por arma de fogo. O percentual foi de 85,4%. No Cariri o percentual foi de 66,7% de homicídios praticados com arma de fogo e 22% praticados com objeto perfuro-cortante. Duas observações os dados nos permitem fazer: a primeira, a facilidade de se obter arma de fogo no Estado da Paraíba. A segunda, no Cariri muitas mortes desse tipo foram perpetradas por arma branca (perfuro cortante). Isto nos indica a importância das apreensões de armas, não só de fogo, como uma das tarefas a ser praticada pelas polícias da região.

O perfil da vítima demonstra uma tendência, apesar de algumas peculiaridades regionais. Mas, segue que a maioria delas é do sexo masculino, tem entre 15 e 30 anos de idade, é da cor da pela parda, de baixo nível de escolaridade, solteira e foi alvejada por arma de fogo. Somente com este perfil o gestor da segurança pública pode, em parceria com outras áreas setoriais, implantar modelos de prevenção bem sucedidos, sobretudo em nível de municípios.

Para concluir, mostra-se relevante a discussão da segurança pública no âmbito da comunidade. Recentemente, uma moça da Cidade de Sumé foi estuprada e assassinada no município, o que gerou revolta por parte da população. Os órgãos constituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário pouco se manifestaram a respeito. É hora de levar a discussão da segurança pública para o âmbito municipal. Isso já foi feito há mais de dez anos em países como a Colômbia e os Estados Unidos e, também, em alguns municípios de maior porte do Brasil. Urge a presença dos poderes constituídos no interior do Nordeste, em específico na Paraíba, para discutir, em conjunto com a sociedade e a comunidade acadêmica, novas políticas públicas para os municípios da região do Cariri paraibano e de outras regiões que, como o Cariri da Paraíba, vem sofrendo com a criminalidade, a violência e a delinquência juvenil.

FONTE: BLOG O PIPOCO

 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL DE FREI MIGUELINHO.




 

 
O Sr: Everaldo Ambrósio dos Santos, de 44 anos de idade, que reside no Sítio Pororoca zona rural de Frei Miguelinho, foi encontrado sem vida naquela localida.
 Segundo informações dos familiares, ele (vítima) tinha problemas com alcoolismo e comentava que alguém estava seguindo ele e querendo mata-lo, só que os parentes acreditavam se tratar de alucinações.
 
 A última vez que a vítima foi vista com vida, foi por volta das 09h00min do mesmo dia em que o corpo foi encontrado.
 
A Polícia Militar esteve no local e acionou a Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico, constatando que o corpo apresentava uma perfuração causada por uma arma branca na região da clavícula. Uma faca peixeira foi encontrada debaixo do corpo.
 A Polícia preferiu não adiantar se o caso tenha sido um homicídio ou um suicídio. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.
 
O REPÓRTER BETO MELO COM O BLOG CAMALAÚ INFORMADO ACOMPANHARAM O CASO ESCUTE MATÉRIA ABAIXO COM O REPÓRTER BETO MELO COM O IRMÃO DA VITIMA.
 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

No dia da apresentação de assaltantes, bandidos explodem banco na PB.

Explosão do Bradesco aconteceu na cidade de Igaracy

   Agência ficou praticamente destruída (Crédito: Folha do Vali) 

Coincidência ou não, na manhã dessa terça-feira, 26, a Polícia Civil e Patos apresentou detalhes das investigações que levaram a prisão de um grupo acusado de assaltar duas agências bancárias na cidade de Princesa Isabel, mas na madrugada, o caixa eletrônico do posto de autoatendimento do Bradesco foi explodido na cidade de Igaracy.
A explosão foi praticada por cerca de quatro homens que levaram todo o dinheiro disponível no caixa. 

A ação foi rápida e na fuga os bandidos efetuaram disparos na tentativa de intimidar os moradores daquela cidade do Cariri paraibano. 

Os bandidos fugiram em um veículo Chevette que foi encontrado totalmente queimado no triangulo de acesso as cidades de Aguiar e Piancó. No local, outro veículo aguardava o grupo. A explosão deixou a agência bancária praticamente destruída. 

Guarnições da Polícia Militar estão realizando diligências na tentativa de localizar os assaltantes. Esta foi à segunda vez, este ano, que os bandidos agiram contra a agência do Bradesco naquela cidade. No dia 13 de março houve tentativa de arrombamento e nada foi levado.

Da Redação com Folha do Vali

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

João Paraibano precisa de você : Após acidente campanha é lançada para ajudar João Paraibano.


Quem não passou na Caixa ainda, tá na hora. Artistas, amigos e a sociedade em geral estão se mobilizando para ajudar o Poeta João Paraibano. 

O mesmo se recupera em Recife, o repentista é paraibano, radicado em Pernambuco, João Pereira da Luz, 62 anos, o João Paraibano, assim  conhecido, um dos maiores poetas repentistas do país.

 Foi vítima de atropelamento na  Rua Diomedes Gomes, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Segundo a polícia em nota, a moto guiada pelo mototaxista Daniel Silva, atingiu o poeta quando ele atravessava a rua.


OPIPOCO.

domingo, 24 de agosto de 2014

Na Paraiba: Delegado preso.

E como um assunto chama o outro, vem mais essa ocorrência policial, desta vez narrada por Padre Albeni, meu correspondente para assuntos aleatórios:

“A Policia Civil de CG prendeu em flagrante o próprio colega por extorsão. O Delegado preso foi o Julio Ferreira de Lima, vulgo JULIO PANDA. 

Ele já vinha extorquindo uma família de comerciante de Campina Grande e passou a ser investigado pelos colegas. Hoje(no caso, ontem), quando ele acabou de receber dinheiro da extorsão, recebeu voz de prisão dos colegas e foi levado para Central de Policia pelo chefe da equipe que era o próprio superintendente de Campina Grande. 

O Delegado preso está há mais de 25 anos na Policia. Ele tem um histórico de ladroagem e bandidagem, tem um filho advogado que trabalha na CIRETRAN de CG, cuja prisão preventiva está sendo pedida .Isso é muito significativo e simbólico para essa Gestão. Parabenizei o pessoal de Campina Grande.

 O superintendente é um profissional que tem a minha admiração. Precisamos apoiar ações dessa natureza, porque infelizmente tem mais gente que precisa ser excluída e a população precisa acreditar que nem tudo está perdido.”

Tião Lucena

sábado, 23 de agosto de 2014

SANTA CRUZ - MENORES ROUBAM MOTO E TROCA TIROS COM A POLÍCIA MILITAR.

‏ 
Durante a noite em rondas no bairro Dona Dom em Santa Cruz do Capibaribe, a Polícia Militar se deparou com dois indivíduos em uma motocicleta cinquentinha de cor prata, proveniente de um roubo no bairro São Miguel.


Ao avistar o policiamento, os adolescentes de 13 e 14 anos de idade, entraram em fuga, sendo perseguidos pelos policiais motorizados, Soldados Laerte e Jocelio, que conseguiram acompanhar a dupla, que sacou um revólver cal.38 e atirou contra a guarnição, porém a munição pinou.



Os policiais revidaram a injusta agressão efetuando um disparo que atingiu a perna do infrator de 13 anos. O efetivo do GATI esteve no local dando apoio e socorrendo o menor para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, onde após ser medicado foi transferido para o Hospital da Restauração no Recife, custodiado pela Polícia.


 O outro envolvido foi apreendido juntamente com a motocicleta e apresentados na Delegacia de Polícia de Santa Cruz. A Polícia informou que um dos adolescente reside no bairro da Palestina, enquanto o outro é de São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus.

POPULAR MORRE AO SOFRER ACIDENTE COM MOTO CINQUENTINHA NA ZONA RURAL DE BREJO DA MADRE DE DEUS.


 A falta de informação de muitos condutores das motocicletas cinquentinha, fez mais uma vítima  no Sítio Barrinha zona rural de Brejo da Madre de Deus.

 Segundo informações repassadas para nossa reportagem, José Arlindo da Silva, mais conhecido como “Arlindo da Água”, de 40 anos de idade, residente na Rua Beira Rio no loteamento Buraco de Gerson em São Domingos, conduzia a motocicleta em alta velocidade e não fazia uso do capacete de segurança. Ainda de acordo com as informações, ele (vítima) estava alcoolizado, quando perdeu o controle e acabou caindo, sofrendo uma forte pancada na cabeça.


 Socorrido por populares para a Policlínica de São Domingos, o motociclista não resistiu e faleceu. O corpo será encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.



O Repórter Beto Melo junto com o BLOG CAMALAÚ INFORMADO estiveram acompanhando o caso em breve matéria em áudio com a irmã da vítima.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Preso o suspeito de ter matado mais de 30 pessoas na Paraíba, inclusive um coronel.





 Ele foi localizado em Bananeiras após fugir de uma abordagem policial em Solânea, no Agreste da Paraíba; outra pessoa que o acompanhava morreu

O suspeito de ter cometido mais de 30 assassinatos na Paraíba foi preso em Bananeiras na tarde desta quarta-feira (20) depois de ter escapado du uma ação policial em Solânea a 144 km de João Pessoa, no Brejo. Um deles foi morto pela manhã.

Leia mais Notícias no Portal Correio
Pela manhã, a PM recebeu denúncias de que uma dupla estava preparando mais um crime em Solânea e deu início ao trabalho. Ao serem abordados, os dois trocaram tiros com os policiais e um deles morreu a caminho do Hospital de Trauma de Campina Grande. O outro tinha conseguido fugir.

O foragido acabou sendo localizado em Bananeiras, cidade que fica na mesma região de Solânea. De acordo com a Polícia Militar no município, ele estava escondido em uma casa, mas foi cercado e detido. Segundo a PM, ele responde por mais de 30 assassinatos, entre eles o de um coronel da Polícia Militar.

Com o homem, a polícia encontrou um revólver, munições e aparelhos celulares. Todo o material foi apreendido e levado, junto com o preso, para a delegacia de Polícia Civil em Bananeiras.

Portal Correio

Dois adolescentes com passagem pelo CEA são assassinados na cidade de Pilar.

Dois adolescentes foram mortos na cidade de Pilar, na tarde dessa quinta-feira (21). As vítimas eram menores de idade e ex-internos do Centro Educacional do Adolescente (CEA). 

Eles residiam em João Pessoa e se encontravam na cidade de Pilar. Os mesmos haviam sido apreendidos pelo crime de assalto, que haviam cometido na capital e, segundo informações policiais, estavam livres há pouco tempo. As vítimas eram conhecidas por “Rafael” e “Dedin” de 17 e 16 anos, respectivamente. 


Não se sabe quais atividades os adolescentes estavam praticando na cidade, ou o que teria motivado o duplo homicídio. Eles foram abordados por 4 elementos em um veículo, que abriram fogo contra os rapazes. O corpo das vítimas foi encontrado em um matagal.


FONTE: BLOG O PIPOCO.

Carvalho omitiu Vital ao receber informe de que RC apoiará Dilma, revela Fonte.

Ministro foi informado de que Ricardo deixará Marina para apoiar petista


O Ministro da Secretaria Geral da Presidencia da Republica, Gilberto Carvalho, acabou não mencionando o nome do candidato ao Governo pelo.PMDB, Vital Filho, depois de ser informado de que o governador Ricardo Coutinho vai apoiar Dilma Russeff diante da crise na campanha de Marina Silva.
De acordo com Fontes do Planalto em.contato com WSCOM, Gilberto Carvalho iria mencionar na plenaria pro Dilma, no Sintel, o nome de Vital entretanto evitou quando soube do informe sobre a oossibilidade de Ricardo apoiar Dilma.
Procurado pelo Portal, o candidato do PMDB, Vital Filho, disse que mantém com o apoio do PTnacional  e com compromisso de garantir palanque na Paraiba para a candidata Dilma Rousseff.
- Nosso apoio é de quem tem compromisso com o futuro do Brasil e de meu estado, portanto nossa postura não é de quem vive pegando carona nas circunstancias - frisou.
Ele nao quis comentar a presenca de Carvalho.
Walter Santos
WSCOM Online

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mulheres em situação de violência recebem celulares.


Mais de 25 celulares com aplicativos para atender mulheres em situação extrema de violência ou risco iminente de morte foram entregues hoje em Bayeux. Os aparelhos, do Programa SOS Mulher, serão entregues para as mulheres que tiveram violada a medida protetiva pelo agressor, estão saindo da Casa Abrigo ou vivem em situação iminente de morte. 

Com dispositivo de GPS, o aparelho é ligado à Central de Policia e às delegacias e é munido de botões que alertam para a possibilidade de agressão. O verde significa que não há perigo; o amarelo alerta para o caso do agressor estar rondando a casa da vítima ou nas proximidades e o vermelho para risco total, onde o agressor já está constrangendo ou fazendo ameaças.

Uma média de 10 mulheres procura atendimento diário na Delegacia da Mulher da cidade para buscar informações ou fazer denúncias desse tipo de violência. Segundo a juíza, mais de 600 processos tramitam no município e 300 medidas protetivas foram expedidas este ano. “A Lei Maria da Penha é um avanço e estamos fortalecendo a rede de proteção dessas mulheres”, afirmou.

Segundo a secretária da Mulher, Gilberta Soares, o processo de entrega do Programa SOS Mulher perpassa a questão do atendimento humanizado nas delegacias e rede de proteção. “Estamos no momento de entrega dos celulares para fazermos o monitoramento do funcionamento e os ajustes em cada município”, disse.

“A mulher em situação de violência recebe o celular e as orientações sobre o uso na Delegacia da Mulher de Santa Rita como mais um mecanismo de proteção, além de ser encaminhada para a Defensoria Pública e solicitada medida protetiva. Quem usa o celular geralmente informa como está a situação com a orientação de apertar o botão verde diariamente”, explicou Maísa Félix.

A entrega aconteceu no Fórum de Justiça de Bayeux Juiz Inácio Machado de Souza, durante a capacitação continuada de delegadas, agentes e policiais sobre a Lei Maria da Penha e o Enfrentamento da Violência Doméstica.

Os celulares foram entregues pela coordenadora das Delegacias Especializadas da Mulher, delegada Maísa Félix Araújo, à delegada da Mulher de Bayeux, Conceição Casado. 

Mulher Protegida


A formação é continuada e foi iniciada com PMs que atuam na área de Mangabeira. O programa Mulher Protegida terá patrulhas formada por policiais civis e militares que fiscalizarão se a medida protetiva é realmente cumprida pelos agressores, através de visitas domiciliares nas casas das mulheres em situação de violência em João Pessoa e Campina Grande, já que a Lei Maria da Penha não tem um dispositivo que garanta a fiscalização da medida protetiva.

SOS Mulher


Monitoramento eletrônico de mulheres ameaçadas de morte em João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande. O serviço oferece celulares com dispositivo de alerta com sistema de GPS – três botões ligados diretamente à delegacia da Mulher e Polícia Militar – que poderão ser acionados em caso de proximidade de ataque do agressor.


FONTE: JORNAL DA PARAÍBA.

Morte do vereador Déa completa um ano e julgamento dos acusados poderá ocorrer só no próximo ano.

Há exato 1 ano, o vereador Déa de Serra Branca morreu brutalmente assassinado com oito tiros no local de seu trabalho. O crime deixou o Cariri Paraibano de luto e perplexo com a barbaridade com que aconteceu. Autoridades de todo o Estado se mobilizaram junto a polícia e em menos de um mês o crime foi elucidado.

Foram presos Marcelo Ferreira da Silva, natural de Matagrande, município do Sertão de Alagoas, acusado de ser o autor do crime, Leandro Teixeira, que é acusado de ser o mandante e José Sandro, autor intelectual do crime. Eles estão detidos e esperam o julgamento do assassinato.

O advogado da família do vereador Déa, Dr. Tadeu Licarião, concedeu entrevista ao Jornal da IND 2ª Edição e disse que o processo está no final da primeira fase. Ao todo, são três etapas. Segundo ele, é possível que o julgamento dos reús nesse processo só aconteça no próximo ano, mas sua expectativa é de que eles sejam levados a Júri Popular.

“O juiz quem vai decidir o futuro dos acusados, que estão detidos. Eles têm direito a plena defesa e precisamos aguardar o posicionamento do juiz”, relatou Dr. Tadeu Licarião. O advogado ainda afirmou que os envolvidos na morte de Déa podem pegar de 12 a 30 anos de prisão.

De Olho no Cariri

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bando troca tiros com a polícia; acusado de homicídio acaba morto.

O tiroteio motivou a morte de Rodrigo da Silva, 35 anos, que também era conhecido por “Moffe”.

Guarnições da Polícia Militar do Batalhão de Guarabira estão em diligências no município de Solânea e região com o objetivo de localizar os outros homens que trocaram tiros com policiais militares. O tiroteio motivou a morte de Rodrigo da Silva, 35 anos, que também era conhecido por “Moffe”.
A troca de tiros entre bandidos e policiaisaconteceu na noite dessa terça-feira, 19. Por volta das 20h30 o Copom do 4º Batalhão da PM recebeu informação que um homem suspeito de ter praticado um assassinato no sábado 16, e teve como vítima Bruno de Melo Alves, 29 anos estava com outros companheiros no Bairro Bela Vista, em Solânea.
Pelo menos duas guarnições foram atender a ocorrência, mas os policiais militares foram recebidos à bala. Segundo moradores da área houve intensa troca de tiros e um dos bandidos, “Moffe” foi baleado na perna direita, braço e cabeça e com ele foi apreendido um revólver calibre 32.
tenente coronel Arilson Valério, comandante do 4º BPM, participou pessoalmente da busca aos bandidos e disse que as guarnições continuam realizam rondas para prender os outros que estava com “Moffe”.
Rodrigo ainda foi socorrido para o Hospital Distrital de Solãnea, recebeu os primeiros socorros e foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas faleceu no caminho. O corpo já foi removido para a Unidade de Medicina Legal de Guarabira.
A polícia realizou buscas no local onde ocorreu a troca de tiros sendo localizado um rifle calibre 22 que segundo o tenente-coronel Valério, pode ter sido roubado pelo bando, segunda-feira, 18, no Sítio Matinhas, zona rural de Solânea.
“Moffe” é apontado como o homem que assassinou a tiros Bruno de Melo Alves, 29 anos. A vítima estava em um bar, localizado na frente ao cemitério público quando dois homens armados chegaram num motocicleta vermelha e o chamaram. Bruno saiu do bar em direção aos acusados, quando foi surpreendido com vários tiros.
Mesmo ferido Bruno correu em direção a um terreno baldio pertencente ao Campus III da UFPB em Solânea, foi perseguido pelos acusados e ao cair ainda sofreu um último disparo na cabeça.
Cardoso Filho
WSCOM Online

Piso cede e mulher cai dentro de fossa no quintal de casa em João Pessoa.

Resgatada com ferimentos leves, mas com risco de contaminação devido ao esgoto, a vítima foi levada para o Trauminha, em Mangabeira.

Uma mulher de 18 anos caiu em uma fossa no terreno da própria casa, que fica na Zona Sul da Capital nesta terça-feira (19). Segundo informações de familiares da vítima ela estaria estendendo roupas no momento do acidente.


Ainda segundo a família da mulher, ninguém tinha conhecimento da existência do buraco no quintal da residência. Com a queda a mulher teve a metade do corpo submersa pelo esgoto.

Resgatada com ferimentos leves, mas com risco de contaminação devido ao esgoto, a vítima foi levada para o Trauminha, em Mangabeira.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

URUÇU É CAMPEÃO DO TORNEIO NO SÍTIO CANGALHA.


A Equipe do Uruçu foi campeã do Torneio de Futebol realizado no sítio Cangalha no município de Camalaú PB, muita gente compareceram nos dois dias do evento URUÇU X PORTEIRAS fizeram a final da competição no tempo normal as equipe empataram sem gols já nas cobranças das penalidades máximas o time do Sítio Uruçu se consagrou campeão do torneio.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Carlos Paiva ( O Beato Vicente), e o ganhador da IV edição do Laboratório Paraibano para Jovens Roteiristas (Jabre) 2014.


 Para Carlos Paiva a participação no Jabre foi decisiva na concretização de seu projeto - um filme de ficção que retrata “As Incelências” cantigas de guardas que vieram de Portugal para o Brasil no sec. XIX  - Paiva  pretende gravar o filme até o fim deste ano e espera que tenha uma boa circulação em mostras e festivais do Brasil.


 O Jabre é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Projeto Viação Paraíba, Projeto Cinestésico, com o apoio da Prefeitura Municipal do Congo, Pousada Paraíso da Serra e Associação Cultural do Congo.

Dono de balneário é assassinado por desconhecidos.

O homicídio foi registrado por volta das 21h de domingo (17), na zona rural de Cajazeiras.

A polícia ainda não tem informações sobreo assassinato do empresário Thiago Ferreira Gomes, de 28 anos, ocorrido na noite desse domingo, 17, na zona rural de Cajazeiras. Ele era proprietário do Balneário Salve Jorge, local bastante conhecido no sertão paraibano. Thiago ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Cajazeiras, onde faleceu.
Consta das informações colhidas pela polícia, que Thiago estava deitado numa cama com a esposa, identificada por Vitória, quando um homem entrou no quarto e passou a atirar contra o empresário. "Não fui morta porque as balas acabaram, acredito', disse a mulher.
Thiago não teve a menor chance de defesa e logo em seguida o atirar fugiu do local numa moto que estava na frente do estabelecimento com outra pessoa. 
A mulher do empresário vai ser ouvida pela polícia e, se possível, fornecer dados para a construção do retrato falado do criminoso.
FONTE: WSCOM.COM

Motorista de transporte alternativo morre após tentativa de assalto as margens da BR-104 município de Taquaritinga do Norte.

Fotos: Fernando Lagosta.
Na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 6h40, mais um homicídio aconteceu em nossa região.

Um homem foi morto após uma tentativa de assalto feita as margens da BR-104, na área que compreende o distrito de Vila do Socorro, pertencente ao município de Taquaritinga do Norte.

De acordo com informações fornecidas pela polícia, Benedito Severino da Silva (74 anos), que é motorista de transporte alternativo, vinha da cidade de Vertentes e no trecho da BR que compreende a Vila do Socorro até o trevo que dá acesso a entrada de Santa Cruz do Capibaribe, onde teria parado para pegar um suposto passageiro, que deu sinal para o motorista.

Ao parar o carro para pegar o suposto passageiro, o mesmo estava armado e anunciou o assalto. De acordo com testemunhas, Benedito ainda tentou fugir, mas o bandido atirou três vezes.

O veículo chegou a ficar atravessado no outro lado do acostamento.
De acordo com informações de nosso correspondente em Toritama, Evandro Bala, um dos tiros atingiu o motorista no peito e o outro no braço. O motorista, que residia no Sítio Juliana, zona rural da cidade de Santa Maria do Cambucá, morreu no local.

A polícia rodoviária federal, juntamente com a militar, estiveram no local e fizeram o isolamento, para que os trabalhos de perícia fossem realizados pelos policiais civis.

O corpo foi encaminhado para o IML na cidade de Caruaru.

sábado, 16 de agosto de 2014

Cássio sai na frente com 48% para governador..

Cássio sai na frente com 48% para governador

Jornal da Paraíba divulga primeira pesquisa de intenções de voto após o registro oficial das candidaturas ao governo do Estado.
Lenilson Guedes

Na primeira pesquisa de opinião divulgada pelo JORNAL DA PARAÍBA depois do registro oficial das candidaturas a governador da Paraíba no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) dispara com 48% das intenções de voto, quase o dobro do seu principal opositor, o governador Ricardo Coutinho (PSB). O tucano lidera a corrida em todas as mesorregiões do Estado. Os números são da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre 7 e 9 de agosto.

De acordo com os números, o governador Ricardo Coutinho, que disputa a reeleição, detém 25% das intenções de voto. O senador Vital do Rêgo Filho, candidato do PMDB, ocupa a terceira posição, com apenas 3%. O Major Fábio, do Pros, obteve 1%. Os candidatos Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não responderam totalizam 14%. Pelos números apontados na pesquisa, a eleição na Paraíba seria decidida logo no primeiro turno.

No confronto entre Cássio e Ricardo, o candidato do PSDB supera as intenções de voto conferidas ao candidato do PSB em todas as mesorregiões do Estado. A diferença maior aparece no Agreste, com 34% de vantagem para o tucano, que conta com 52% contra 18% do opositor. Nas demais regiões, os números são os seguintes: Mata (42% a 29%), Borborema ( 50% a 26%) e Sertão (52% a 27%). Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado – João Pessoa e Campina Grande –, Cássio também bate Ricardo. Na capital, ele obteve 38% das intenções de voto contra 31% do adversário. Em Campina Grande, são 55% para o tucano e 15% para o socialista.

O favoritismo de Cássio também foi registrado na pesquisa espontânea. Ele tem 35%, Ricardo 18% e Vital 2%. Os demais candidatos não pontuaram. A pesquisa do Ipespe foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o protocolo PB-00016/2014. Foram ouvidos 1.500 entrevistados no Estado. A margem de erro estimada é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95,5%.
OPIPOCO com jornal da paraíba.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Adolescente confessa assassinato de comerciária no cariri.

Adolescente confessa assassinato de comerciária; ele alegou vingança
Adolescente disse que a esposa do seu tio lhe tratava como maconheiro.


Adolescente foi apreendido e confessou o crime (Crédito: Cariri Ligado)

Vingança. Este foi o motivo alegado pelo adolescente de 17 anos para assassinar acomerciáriaMaria Eliane Pereira dos Anjos, de 25 anos, que morava numa rua projetada do conjunto habitacional da Caixa D’Água, na cidade de Sumé, no Cariri paraibano.

Para a polícia, o adolescente revelou que o motivo da vingança foi porque Eliane sempre lhe tratava como maconheiro e que, já havia adentrado na residência da comerciária e subtraído alguns objetos para trocar por droga. O adolescente, inclusive, é sobrinho do marido da jovem assassinada.

Segundo consta de informações do levantamento feito pela Polícia Militar de Monteiro, na manhã desta quinta-feira, 14, funcionários de um estabelecimento comercial onde a jovem trabalhava como vendedora não havia chegado para o expediente e resolveram ir a casa dela.

Eliane foi morta dentro de casa pelo adolescente (Crédito: Cariri Ligado)

Por várias vezes os companheiros chamaram por Eliane e como ela não atendeu pediram para que o dono da loja fosse até o local e novamente chamaram pela jovem. Novamente não houve resposta e então a porta foi arrombada. A vendedora foi encontrada seminua, com perfurações no abdômen e antebraço e ainda um travesseiro no rosto e resolveram comunicar a polícia.

A guarnição da PM composta pelo 2º sargento Luan, cabo Fábio e soldado Dasayeve estiveram no local. Nos primeiros levantamentos os policiais perceberam marcas de pés no sangue espalhado da vítima indicando que o assassino pulou a janela do quarto saindo para o quintal onde havia um cachorro que, segundo vizinhos não latiu. No local também havia marcas de luta corporal.

Os policiais desconfiaram que o criminoso fosse alguém próximo a Eliane, pois não levantou suspeita dos vizinhos e, estranhamente o cachorro não latiu.

Iniciadas as investigações, os policiais militares e os agentes da Polícia Civil Baiano e Fábio ao abordar o jovem os policiais constataram arranhões no corpo dele que resolveu confessar o crime.

T. R. A., 17 anos, que é estudante e reside no mesmo conjunto, revelou que matou a jovem a facadas. Ele disse ter entrado no quarto pela janela lateral da casa, se escondeu e surpreendeu a vítima. As primeiras facadas, disse, foram no pescoço e tórax, mas negou ter praticado estupro com Eliane.

O acusado foi autuado em flagrante e vai responder procedimento especial. O crime causou muita revolta na população de Sumé.

Cardoso Filho
WSCOM Online