segunda-feira, 30 de março de 2015

Protesto deixa trânsito lento na BR-101, na divisa entre Paraíba e PE


Um protesto realizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interrompeu na manhã desta segunda-feira (30) o trânsito na BR-101, na divisa entre a Paraíba ePernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição aconteceu próximo ao posto fiscal da região, que fica na cidade de Alhandra, e os dois sentidos da via ficaram interditados até as 12h30, quando o fluxo foi liberado.

De acordo com Adriana Araújo, representante da Diretoria Nacional do MST, o bloqueio foi feito para pressionar os proprietários de uma usina localizada em Goiana a repassarem as terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“A usina, que já demonstrou interesse em ceder as terras, tem que passá-las legalmente para que o Incra faça a reforma agrária. Em Pernambuco, já está tudo avançado, com laudo, inclusive. Na Paraíba está tudo parado”, afirma Adriana.
Por telefone, a assessoria de imprensa do Incra informou ao G1 que a diretoria da usina disponibilizou cerca de três mil hectares de terras no estado de Pernambuco, para que seja transformado em assentamento. Porém, segundo o superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, nenhuma negociação foi feita para as terras da usina que ficam na Paraíba.

Ainda segundo a assessoria, o órgão realizou várias reuniões com a diretoria da usina em 2014, mas o que estava decidido é que a diretoria vai esperar terminar o processo de desapropriação em Pernambuco para só então decidir o que deve ser feito com a outra parte da terra. Por volta das 13h, a assessoria informou que a manifestação foi encerrada após o órgão conseguir marcar uma reunião entre o MST e a diretoria da usina. Na ocasião, será debatida a questão das terras na Paraíba. A reunião deve acontecer no dia 7 de abril, às 10:00 hs, na sede da usina, em Recife.
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário