Pelo menos 20 paraibanos disputam cargos eletivos em outros estados.
Josusmar Barbosa
Paraibanos ultrapassam a divisa do Estado não somente em buscar de trabalho na indústria, comércio e agricultura, mas também para conquistar espaços nos poderes Executivo e Legislativo de outras unidades da federação. Pelo menos 20 conterrâneos disputam cargos de governador, senador e suplente, deputado e estadual em oito unidades da federação e no Distrito Federal.
A maior concentração é no Rio Grande do Norte com dois postulantes ao governo, dois a vice-governador, um senado e um candidato a deputado federal.
O primeiro a registrar a candidatura ao Executivo do Rio Grande do Norte foi o advogado e administrador de empresas, Araken Farias Filho (PSL), natural de Campina Grande. “Trago nas veias o sangue de luta dos paraibanos contra as desigualdades sociais e contra as oligarquias que há quarenta anos dominam o Rio Grande do Norte. Além disso, defendo a integração dos estados nordestinos para formar um grande polo de desenvolvimento regional”, ressalta Araken.
Ele já foi coordenador do Procon do Rio Grande do Norte entre os anos de 2011 e 2013, onde chegou também ao cargo de tesoureiro da comissão da Associação Procon Brasil. O pai do candidato, Araken Farias, já foi jogados do Treze e do ABC, de Natal, e hoje é empresário em João Pessoa.
SIMONE
Também da Paraíba, natural de Campina Grande, Simone Dutra Veras (PSTU) concorre ao governo potiguar. Ela é enfermeira formada pela atual Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com mestrado em Saúde do Trabalhador, pela UFRN, e especialização em Saúde Coletiva. Ela já concorreu ao Senado, em 2006, e a vereadora de Natal, em 2008, mas não obteve êxito.
Simone é coordenadora-geral do Sindsaúde (Sindicato dos Servidores em Saúde do RN), estando licenciada para disputar as eleições, e tem ativa participação nas lutas em defesa da saúde, dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, como a luta contra o fechamento das pediatrias no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário